A Linha do Corgo, abandonada cobardemente em 2009 pelo governo Sócrates, com a conivência de PSD e PP; precisa de defesa, dignidade e obras de requalificação.
Ao contrário do que se possa pensar, esta linha é útil, e o único acesso para as povoações que vive no vale do Corgo, e, quando requalificada,
será uma alternativa ao preço exorbitante da portagens na SCUT, A24 e ao também exorbitante preço dos bilhetes dos transporte rodoviários.
A Linha do Corgo precisa de Amigos!
O Movimento Cívico Pela Linha do Corgo, espera-vos dia 2 de Abril às 15.00 na Estação Ferroviária de Vila Real!
Paulo Seara
2 comentários:
Pois é, e desculpem o reparo, votar no PS, PDS e CDS/PP é o que se vê. De facto, canso-me de ouvir ou ler notícias como estas e depois atribuem as culpas aos mesmos partidos de sempre. Não é só ao desprezo pela ferrovia que me refiro, mas a tudo o resto.
Estes partidos e seus políticos nem têm culpa de mal governar. Provada e demonstrada está, a falta de visão que estes senhores sofrem, ao não investirem em projectos sustentaveis. Cabe aos eleitores o dever de afasta-los, com o poder que têm no voto.
(Reparem que, por enquanto, o nosso voto tem mais poder do que as forças políticas que referi.)
Voltando ao assunto, já sabemos que uma ferrovia sustentavel nunca deu, nem dará, dinheiro a ninguem. Deverá, contudo, gerar receita para amortizar o investimento, nem que sejam em dezenas de anos, e o suficiente para manutenção preventiva e futuros investimentos. Fazer essas contas estará ao alcance dos políticos, pois são para isso que são pagos, e bem! Mas, já agora, vejam o exemplo da Dinamarca que rentabiliza ao máximo a ferrovia.
Agora, virem dizer que a linha ou o ramal x ou y não é rentável e servir de pretexto para encerrar, já não pega. Parece que tudo tem de dar lucro suficiente para alimentar luxos, se não, fecha-se.
Por este andar, e se deixarmos, fecham-se escolas, hospitais, creches, maternidades, forças de segurança, estradas, caminhos de ferro, etc e deixa-se só o que gera luxo. E fica o quê?
10 milhões a pedir esmola ao FMI...
Não conheço a LINHA DO CORGO!È minha opinião que toda a REDE FERROVIÀRIA de PORTUGAL,deve ser renovada com travessas de betão.È pena as linhas de via reduzida,a linha não dar estabilidade a carruagens de dois pisos.A linha com travessas de betão,os gastos são minimos com a manutenção,o resto da vida.A linha assim renovada,os combóios não descarrilam,visto a bitola não abrir nem um centimetro.A estabilidade do combóio,mais que duplica,visto as travessas,pesarem mais do dobro das de madeira.O COMBÒIO È O TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO E RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Não comparem um COMBÒIO com um AUTOCARRO um TIR ou um AVIÃO.Um combóio pode circular a mais de 570km/h com uma segurança quási máxima.As AUTO-ESTRADAS,SÃO CEMITÈRIOS DE PORTUGAL.Morrem mais de 500 pessoas por ano,em vinte anos são 10.000!AVIDA DUM PASSAGEIRO NÃO TEM PREÇO.Ex-chefe de estação e de combóios,da Estrela de Evora nos anos 1960.Mauricio Arrais.Abrantes.29/5/2011.
Enviar um comentário