sexta-feira, 4 de março de 2011

Audição Pública sobre a Linha do Tua - Cachão

No dia 28 de Fevereiro, realizou-se no Cachão, freguesia de Frechas, uma audição pública sobre a Petição n.º 119/XI, recentemente apresentada na Assembleia da República contra o encerramento da Linha do Tua. Esta audição foi feita pelo deputado Bruno Dias, do PCP, relator da referida petição.
Estiveram presentes cerca de três de dezenas de defensores da Linha do Tua, pessoas anónima, políticos e representantes de vários movimentos defensores da Linha do Tua, ameaçada pela construção da barragem de Foz-Tua que porá debaixo de água 16 quilómetros da linha centenária.
Das várias intervenções feitas destacaram-se as de José Brinquete (Associação Municipal de Bragança), Daniel Conde (Movimento Cívico da Linha do Tua), Graciela Nunes (movimento surgido em Codeçais), Pedro Fonseca (Assembleia de Municipal de Mirandela), Gabriel Lopes (Associação Valonguense dos Amigos da Ferrovia) e Manuela Cunha (deputada do grupo parlamentar Os Verdes).
Todas as vozes, sem excepção, realçaram a importância da Linha do Tua para a manutenção do Vale do Tua, património natural único de grande interesse turístico e com fortes ligações às populações locais. Esgrimindo argumentos emocionais, mais económicos ou políticos, em síntese, foram estas as ideias fortes defendidas:
- É importante que a questão da linha seja discutida localmente, e não em Lisboa;
- Os horários das composições da linha do Tua, o apoio da autarquia de Mirandela ao transporte rodoviário da população escolar, não apoiando de forma semelhante o passe no metro, levaram à decrescente utilização da linha;
- Nunca foram divulgados os números relativos aos utilizadores da linha e à sua evolução ao longo dos anos;
- A manutenção da Linha do Tua foi descuidada durante muitos anos;
- As autarquias abrangidas nunca se preocuparam com progressiva decadência da infra-estrutura;
- Os acidentes ocorridos foram “muito convenientes” e “oportunos”;
- A Linha e o Rio formam um conjunto único, com grande potencial, devendo ser defendidos em conjunto;
- A barragem não vai trazer benefícios às populações locais;
- A água da barragem ficará sem vida, poluída e mal cheirosa;
- A barragem poderá criar dificuldades de navegação no Douro;
- Há muitas dúvidas se o rio Tua se torna navegável;
- As barragens não trazem desenvolvimento (Trás-os-Montes já é exemplo);
- Os autarcas acreditam nas promessas do Governo, mas estas promessas merecem pouca de credibilidade;
- As diferentes entidades envolvidas não são transparentes no que toca à Linha do Tua;
- A proposta apresentada para o transporte de turistas (serviço multimodal) é anedótico (caro, incómodo e pouco atractivo) e pouco credível;
- Era possível desenvolver o vale do Tua sem a barragem, nomeadamente com o melhoramento da linha, o seu aproveitamento turístico e com o prolongamento da mesma até Espanha;
- O encerramento da Linha do Sabor é um mau exemplo, que não deve ser seguido;
- O governo não cumpre o que ele próprio estabeleceu (como por exemplo uma alternativa ferroviária);
- A autarquia de Mirandela reteve uma quantidade assinalável de assinaturas recolhidas para a petição (que mesmo assim ultrapassou as 5 mil assinaturas);
- O autarca de Mirandela tornou-se uma desilusão para os defensores das Linha do Tua.
A discussão prolongou-se por mais de duas horas, com a apresentação de outros problemas como a poluição do rio Tua, a poluição atmosférica no Cachão e as recentes alterações nos horários do metro e dos táxis alternativos.
O deputado tomou nota das posições defendidas e prometeu apresentá-las logo no dia seguinte, reuniões que teria com representantes do governo.
Estiveram também na audição mais alguns lutadores pela Linha do Tua como Mário de Carvalho, Célia Quintas e Vânia Seixas.
Apesar do sentimento de abandono por parte do poder local e do descrédito do poder central, os defensores da Linha do Tua continuam convictos que ainda vale a pena lutar, até porque defendem valores como a água, a vida, a identidade de uma região, que não se compram com 10 milhões de euros e promessas.

Nota: a fotografia da reunião foi cedida por Adriano Pereira, também ele um defensor da Linha do Tua.

2 comentários:

mario carvalho disse...

E.. esteve presente .. um dos maiores defensores E um dos maoires divulgadores de cada MILIMETRO DA LINHA DO TUA...

ANÍBAL GONÇALVES

Cuja sensibilidade e amor à sua linha, ao seu vale, à sua terra e às suas origens o trabsformaram já num símbolo... ADMIRADO POR TODOS

é uma honra estar consigo

grande abraço

mario carvalho

José Maria disse...

Realmente a linha do Tua me traz muitas lembranças, várias vezes peguei o comboio na estação do Tua e ia para o Porto e outras vezes fui para Lisboa. Saí da aldeia de Marzagão e fui trabalhar em Lisboa,naquela época quem me levou foi o meu tio João que estava servindo a marinha em Vila Franca de Xira(Lisboa), eu trabalhei numa mercearia. Passados algum tempo fui embora depois arrumei um emprego através do Jornal e trabalhei em restaurante no Porto. Mas de vez em quando eu ia a Marzagão, onde eu nasci e fui criado. Viajando de comboio é uma grande viajem onde a natureza é formidável.Eu sou um grande admirador e apaixonado pela nossa terra, por isso estou sempre atento ás mensagens que aparecem. Abraços para todos principlamente para os Marzagonenses. Mandem noticias, ok?. José Maria.....