domingo, 6 de março de 2011

BTT pela Linha do Tua



Caro Aníbal Gonçalves,
Eu e alguns amigos fascinados pelo btt, pensamos fazer um raid pela linha do Tua, antes da construção da barragem.
Não conheço a zona, tentei pesquisar na net e vi fotografias de rara beleza paisagística, o que mais me entusiasmou.
...

JS


Olá JS
Não é fácil fazer BTT ao longo da linha assim como não foi fácil construir a linha, muitas vezes rasgando o granito só com largura suficiente para a composição passar. Em grande parte do traçado seria simplesmente destruir a bicicleta, uma vez que teria que ir sobre a linha ou sobre a gravilha. Apenas entre Mirandela e Ribeirinha, mais a montante da linha que não corre o risco de ficar submersa, é possível acompanhar de perto a mesma, utilizando estradas ou caminhos rurais.
Eu já há muito tempo que pensei em fazer o percurso Mirandela - Foz Tua em BTT. Estudei um traçado, com pouco mais de 80 km, que segue o mais próximo possível da Linha do Tua, com algumas exceções.
- No concelho de Vila Flor, há um afastamento com o objetivo de subir ao monte de Nossa Senhora da Assunção, um dos miradouros mais fantásticos de Trás-os-Montes (exige bastante esforço).
- No concelho de Alijó o traçado é pela margem esquerda do rio, bastante afastado dele, pelo alto das montanhas. Esta zona, a que teoricamente ficará submersa, é muito agreste e é impossível seguir por algum caminho ao longo do vale. Todos os caminhos sobem do fundo do vale para a crista das montanhas em redor, onde se situam as aldeias. De qualquer forma o percurso no concelho de Alijó permitiria ver a linha de alguns miradouros com paisagens fantásticas. Conheço mais mal este concelho e por isso o traçado está feito por estrada, talvez seja possível melhorá-lo.
Ainda não ganhei coragem (nem preparação física) para me lançar em mais esta aventura, mas a ideia não está esquecida.
Cumprimentos
Aníbal Gonçalves

GPSies - Mirandela_Tua_Linha
Este percurso alternativo segue mais próximo da Linha e não sobe ao cabeço de Nossa Senhora da Assunção. Foi traçado de Tua a Mirandela, mas aconselho que seja feito em sentido contrário.

Sem comentários: