quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Rio Tua e Tinhela
Esta é a paisagem que se pode observar entre o apeadeiro do Tralhão e a estação da Brunheda. Foi a zona onde ocorreu o acidente de Agosto passado.
Na fotografia do canto inferior esquerdo vemos o local onde o Rio Tinhela encontra o Tua. Um pouco mais acima estão as Caldas de Carlão, resultantes de um conjunto de falhas. Este conjunto de falhas dão origem a várias fontes, cada uma delas com nomes curiosos, como por exemplo a Nascente dos Olhos ou a Nascente do Estômago. A água sai da terra de diferentes profundidades e a temperatura variável conforme a fonte (entre 20 e 29 ºC).
É um lugar que merece uma visita, quer pela beleza da paisagem, quer pela qualidade da água para banhos (Bicarbonatada Sódica Sulfúrea).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Este era um daqueles meus marcos da viagem entre o Tua e Mirandela, principalmente quando viajava ainda de dia no sentido de Mirandela...
"Olha a foz do Tinhela! Estamos quase na Brunheda; acabou-se o Baixo Tua!". Seria assim, invariavelmente o meu pensamento à passagem deste local.
Mágico para uns, trágico para outros. Na centenária história da Linha do Tua, este é o 2º acidente mortal neste local. Defronte do rio que nasce na Padrela, banha os desfiladeiros rochosos de Murça, e abraça o Tua num estuário que de Verão é atravessado quase a vau, fica a memória dos que passaram, passam, e passarão.
Enviar um comentário