Embora saiba que é sempre possível fazer melhor, estou em crer que a Linha do Tua nunca teve condições tão boas como as que tem agora. Já falei como muita gente que conhece a linha, alguns há muitas décadas e são eles que contam, o que era a linha e o que é agora.
Em toda a extensão da linha, as travessas estavam apoiadas directamente na terra. Não havia escoamento de água. Quando chovia, a água não escorria, empoçando junto à via causando o apodrecimento das travessas. Actualmente toda a linha está apoiada em gravilha, com bons sistemas de escoamento de água.
Também tem sido feito algum trabalho na sustentação de terras e rochedos da encosta prevenindo a sua derrocada. Apesar de as pessoas acharem que algumas travessas estão velhas, elas são extremamente resistentes. Tem havido substituição das travessas mais velhas.
A condução da automotora é feita à vista, ou seja, a baixa velocidade permite que o maquinista veja a linha à sua frente. Se há curvas a velocidade é lenta o necessário para permitir ver com clareza uma extensão razoável da linha, permitindo ao maquinista parar, se houver algum objecto estranho na linha.
Apesar de haver poucas passagens de nível com cancela (já não há nenhuma com guarda) a automotora apita quando se aproxima de qualquer passagem de nível de estrada ou caminho rural.
É claro que todos estes melhoramentos não evitam todos os acidentes mas previnem grande parte dos riscos.
Sem comentários:
Enviar um comentário