sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Acidente/Tua: Cronologia dos principais acontecimentos na linha ferroviária

Lisboa, 22 Ago (Lusa) - Um acidente ferroviário na Linha do Tua, perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou hoje pelo menos dois mortos e dezenas de feridos em mais um sinistro nesta via que serve a região transmontana.

Cronologia dos principais acidentes e intervenções na linha ferroviária do Tua desde a sua inauguração:

Setembro 1887 - Inauguração da Linha do Tua (entre o Tua e a cidade de Mirandela), nove anos depois da apresentação dos projectos para a sua construção.

Dezembro 1906 - Conclusão da extensão da linha até Bragança, num projecto que previa uma ligação até Espanha que nunca se veio a concretizar.

Abril 1910 - Abílio Beça, um dos principais promotores da linha, morre trucidado por um comboio.

Anos 40 - A Linha do Tua passa da Companhia Nacional para a gestão da CP.

1992 - Encerramento da circulação ferroviária no troço entre Mirandela e Bragança, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.

Julho 1995 - É inaugurado o Metro de Mirandela, que possibilita a reabertura da linha entre a cidade e a localidade de Carvalhais.

Abril 2001 - A plataforma da via de circulação é arrastada para o rio, devido a um deslizamento de pedras. Os carris ficam pendurados sobre as águas, mas não há registo de outros danos. A circulação fica interrompida durante vários dias.

Janeiro 2004 - É inaugurada a renovada estação ferroviária de Bragança.

2006 - Dois milhões de euros são investidos em obras de consolidação e reparação da linha.

12 Fevereiro 2007 - Um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Morrem três dos cinco passageiros que faziam a ligação entre as estações da Foz do Tua e Mirandela.

Janeiro de 2008 - Reabertura da linha depois do acidente anterior.

10 Abril 2008 - Três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, numa acidente na linha.

06 Junho 2008 - Uma composição do metro de Mirandela descarrila perto da Estação Foz Tua, a poucos metros do local onde decorrera o acidente de Abril. O maquinista e dois passageiros ficam feridos sem gravidade. O ministro dos Transportes, Mário Lino, afirma que os terrenos são instáveis e que os acidentes podem "ocorrer com alguma facilidade" na linha.

22 Agosto 2008 - Um acidente ferroviário perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou hoje pelo menos dois mortos e dezenas de feridos.

RYC.

Lusa/fim

Nota: No acidente de 22 de Agosto de 2008, apenas morreu uma pessoa.

Sem comentários: