sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Verdes lamentam encerramento da Linha do Tua na celebração dos seus 121 anos

Comunicado de Imprensa 24-09-2008

AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA MARCA
AS COMEMORAÇÕES DE “OS VERDES” A ESTE ANIVERSÁRIO
E MAIS UMA ETAPA NA LUTA EM DEFESA DESTE PATRIMÓNIO

No próximo dia 27 de Setembro a Linha do Tua, entre a Foz do Tua e Mirandela, celebrará 121 anos de existência.

Esta Linha que constitui um verdadeiro marco da engenharia portuguesa e é sem dúvida uma peça importante do património cultural e paisagístico do Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património da Humanidade, pela UNESCO, o que levou “Os Verdes” a pedir uma audiência ao Ministro da Cultura.

Esta audiência, onde “Os Verdes” pretendem colocar as suas preocupações relativas às ameaças que pesam sobre este Património, terá lugar por delegação do Ministro, com a Senhora Secretária de Estado da Cultura, na próxima segunda-feira, dia 29 de Setembro, pelas 15 horas, no Palácio da Ajuda.

Nesta audiência “Os Verdes” pretendem ainda entregar aos representantes do Governo com responsabilidades pelo património cultural, uma lembrança evocativa da inauguração da Linha do Tua, em 1887.

O Partido Ecologista “Os Verdes” lamenta, no entanto, que a Linha do Tua se encontre encerrada na data em que se celebra este evento, que foi sem dúvida alguma de grande importância para Trás-os-Montes e para o Alto Douro Vinhateiro e considera que a autorização de prorrogação do prazo por mais de um mês, para apresentação do inquérito ao último acidente, pode ser necessário para averiguar as causas, mas não pode servir de pretexto para o encerramento definitivo desta linha.

“Os Verdes” consideram ainda que o Governo deve assegurar medidas de compensação à empresa gestora do serviço (Metro Mirandela) para minimizar os impactos financeiros decorrentes dos sucessivos períodos de encerramento subsequentes aos quatro acidentes.


24 de Setembro de 2008
Gabinete de Imprensa

Sem comentários: