terça-feira, 12 de abril de 2011

Realizei mais um sonho...

Acabei por ir de carro até Brunheda, e não de comboio Porto – Tua, conforme inicialmente delineei.
Parti de Valongo às 7.30h com uma chuvinha fresca tipo orvalhada… mas cheguei à estação de Brunheda por volta das 10h com uma belíssima manhã solarenga!
Depois de reforçar o estômago com croissants, cheia de alegria e entusiasmo, dei assim inicio à jornada de 21,2 km´s com o objectivo: Foz do Tua!
Esteve um belo dia de primavera, com algumas sombras proporcionadas pelas escarpas e túneis, tão propicia para quem quer caminhar. Um tempo excelente sem dúvida! Não senti nem um pouco o cansaço. Foi sempre com muito entusiasmo que percorri a linha, as paisagens enalteceram a minha alma… são momentos como os que vivi no Sábado que dão um sentido especial à vida…
 Todo o troço que fiz foi ladeado por imenso rosmaninho!
Após a passagem da Ponte da Paradela, algures por ali, desci até ao rio e almocei, num cenário idílico, com um belo farnel!
Deu para recuperar energias e aproveitar para desfrutar calmamente da beleza da paisagem.
Reiniciei a caminhada e foi então a vez de deixar-me surpreender com os túneis e a imponência das Fragas Más!
Os últimos 3 km’s foram os mais difíceis porque não tinham as traves de madeira e foi sempre a caminhar entre os godos.

Foi já com um grande sentimento de nostalgia e grande emoção que cheguei ao km 0!
Aguardei à beira do Douro pelo táxi da CP. Foi uma curta viagem até ao carro mas muito interessante pois tive a oportunidade de ter algum contacto com os habitantes locais!
Chegada à estação de Brunheda, já ao cair da tarde, ainda quis andar um pouco mais, desta vez para o sentido de Codeçais.
Partida para casa às 20h mas com imensa vontade de ficar!
Fica a promessa de mais um troço: Brunheda – Cachão!
Realizei mais um sonho...ao meu companheiro de caminhada o meu obrigada!

Berta Oliveira

Nota: Os meus agraciamentos a Berta Oliveira de acedeu a partilhar as suas emoções e fotografias no Blogue A Linha é TUA. Estou em crer que foram momentos fantásticos os que viveu nestas paisagens maravilhosas, durante a caminhada que realizou na Linha do Tua no dia 9 de Abril.

4 comentários:

Ricardo Leonardo disse...

Viva,
Sigo o blogue, que aliás me deu muito do entusiasmo que consegui contagiar aos restantes 6 do grupo de 7 que percorreu a linha este mesmo fim de semana, de Tua até Cachão. Muito provavelmente cruzámo-nos! Ou mesmo em Brunheda onde pernoitámos! Revejo-me nas emoções sentidas ao percorrer este vale lindíssimo.
Bem hajam!
Cumps

Os Serranos disse...

Olá,
Faço parte de um grupo de pedestrianismo e no próximo dia 22 de Abril também vamos fazer esse percurso, só que no sentido contrário, Foz do Tua - Brunheda. Gostaria de saber quanto tempo lhe demorou a fazer os 21,2km´s, pois pretendemos também apanhar o táxi da CP para voltarmos para Foz do Tua, onde vão ficar os carros e é uma forma gerir melhor o nosso tempo, porque no dia seguinte vamos fazer Brunheda - Cachão.
Aqui diz que demorou 2.30h a chegar a Brunheda de carro, nós somos de Famalicão então devemos demorar mais ou menos 3h a chegar à Foz do Tua...
Agradeço a atenção.

Carla Carvalho

Daniel Monteiro disse...

Bela crónica,Berta....Parabéns!

P.Sousa disse...

É sempre um prazer enorme, ver fotos desta paisagem espectacular proporcionada pela Linha do Tua.
Esperemos que não desapareça.