sexta-feira, 15 de abril de 2011

“Pare, Escute, Olhe”, na SIC Televisão, dia 16 de Abril

O documentário “Pare, Escute, Olhe”, já tem estreia marcada na SIC Televisão (co-produtora do filme). Adaptado a uma versão de 55 minutos, o documentário será exibido no dia 16 de Abril, às 23h30 - depois da novela Laços de Sangue.

:: SINOPSE :: Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.

Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.

PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

4 comentários:

Anónimo disse...

PARE,ESCUTE;OLHE:Deixe passar o combóio na LINHA DO TUA, para o FUTURO!È a mais bela linha de Portugal,e a terceira no Mundo.É um monumento Nacional,para o terceiro milénio!È uma obra de arte 133km de linha,por entre montanhas,construida,sem máquinas,á 120 anos.O COMBÒIO È O TRANSPORTE DO FUTURO.È TAMBEM O MAIS SEGURO.È urgente renovar a linha com travessas de betão,reparar estações,apeadeiros,pontes e tuneis.Com travessas de betão a segurança dos combóis,é quási máxima.Razão:As trvessas pesam mais do dobro,do que as de madeira,e alem disso a bitola não abre nem um centimetro.Mauricio Arrais. Abrantes.16/4/2011.

Anónimo disse...

Oxala a exibição desse documentário consiga mudar alguma coisa no rumo desta linha
Quem sabe repercutir nacionalmente .
Sou um paulistano luso brasileiro e ja procurei por aqui este documentário mas nao acho .
Nem pra download
Boa sorte Linha do Tua

mario carvalho disse...

Cinema: Premiado em Itália documentário "Pare, Escute, Olhe", de Jorge Pelicano
Hoje


Lisboa, 08 mai (Lusa) -- O documentário "Pare, Escute, Olhe", de Jorge Pelicano, foi distinguido em Itália, na 59.ª edição do Trento Film Festival, com o Prémio Cittá di Bolzano, para o Melhor Filme de Exploração e Aventura.

O galardão, entregue no sábado ao documentário português sobre o fim da linha ferroviária do Tua, foi assim justificado pelo júri: "Este documentário mostra o que acontece ao povo quando o sistema político é mais influenciado pelos interesses privados do que os interesses de uma comunidade. É um grande exemplo de cinema interventivo que nos deixa a pensar".

"Pare, Escute, Olhe" foi escolhido de entre os 27 filmes de vários países que estavam a concurso.

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.


Não pare Anibal

portasabertascadeirasaosoco disse...

fiquei emocionado com esse documentário,um misto de revolta e desprezo pelos politicos deste país.