quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Votar "Linha do Tua" nas Ex-maravilhas de Portugal




Caros amigos,

A Votação para as 7 Ex-Maravilhas Naturais está em aberto até ao próximo dia 7 de Setembro! Vamos continuar a chamar a atenção para a Causa do Tua! Vote "Linha do Tua" em http://7exmaravilhas.net/

Deixo-lhe um pequeno vídeo sobre o Vale e a Linha do Tua, para que possa lembrar e divulgar o patrimonio em perigo, ameaçado pela construção de uma mega-barragem:
http://www.youtube.com/watch?v=lIhR689kink
Ajude a Salvar a Linha e o Vale do Tua!

Agradecemos que VOTE e DIVULGUE a mensagem pelos seus amigos e contactos! Contamos com todos...

Obrigada!

Cumprimentos,

Célia Quintas

2 comentários:

mario carvalho disse...

Todos devemos votar na nossa terra

Só lamento que os que deviam preservar e dar o exenplo são os que mais destroem...

Imaginem o que é o Centro da Rede de sistribuição da REN localizado no Tua conforme já foi aventado

imaginem o que vai acontecer às vinhas e ao Douro e sobretudo aos Transmontanos , perante a prepotencia .. do tudo a eito...
Não estamos na Nigéria .. penso eu

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viseu&Concelho=Lamego&Option=Interior&content_id=1648289

Postes da REN são alvo de providência cautelar
2010-08-26
A população de Parada do Bispo, Lamego, entregou, ontem, no Tribunal Administrativo de Lisboa, uma acção popular e uma providência cautelar para travar os postes de alta tensão que a REN está a instalar nas vinhas e património mundial.

Alzira Viseu, uma das habitantes daquela aldeia, levantou dúvidas quanto à ?legalidade? da instalação dos postes e linhas por parte da Rede Energética Nacional (REN) e garantiu que a população foi confrontada com um ?facto consumado?.


“A REN recorreu-se de uma lei de 1936 para entrar nas nossas propriedades. Mas há a questão da legalidade do processo, porque nem houve um estudo de impacto ambiental, mas apenas um estudo de incidência ambiental. Não se teve em conta o facto de isto ser uma zona de Património Mundial da Humanidade e Reserva Ecológica Nacional”, sublinhou.

Ontem, pela mão do advogado Rui Costa, foi entregue uma acção popular acompanhada de uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa com o objectivo de parar o avanço da colocação dos “gigantes postes de muito alta tensão” entre Valdigem e Armamar, em pleno Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO em 2001.

“Pretende-se com esta acção a declaração da nulidade dos actos de licenciamento e com a providência cautelar a suspensão da eficácia desses mesmos actos até que o tribunal se pronuncie”, afirmou o advogado.

Rui Costa considerou que a linha em causa “foi realizada sem avaliação de impacto ambiental” e, acrescentou, “parte dela situa-se na zona geral de protecção do Alto Douro Vinhateiro e da reserva ecológica”.

leiam os comentários por favor

mario carvalho disse...

Plano da Ren

pag 19

http://www.ren.pt/SiteCollectionDocuments/Homepage/PDIRT%202009-2014%20-%20CP%20-%20S_Executivo.pdf

imaginem um centro de distribuição no Tua como já refero várias vezes

Caboe e postes de alta tensão nas vinhas e a atravessarem e descaraterizarem o Douro Património Mundial.... Não é só a Barragem