A Linha do Tua é mais rentável para a região, em termos turísticos, do que a Auto-estrada Transmontana.
A ideia é defendida pelo autarca de Mirandela, no seguimento das palavras do Ministro das Obras Públicas que, na Assembleia da República, disse que a manutenção da linha tem um custo de 150 milhões por ano e, por isso, valia mais comprar um carro a cada utilizador da linha.
Silvano diz que o Ministro anda confuso com os números, e não acerta naquilo que diz.
“Desde que entrou para ministro ainda não acertou uma. Disse que a segurança da linha custaria 150 milhões de euros, isto é, fazer uma praticamente nova, e não o funcionamento da linha como ele disse, que estava a enganar os deputados. O funcionamento da linha custa à CP 250 mil euros por ano. O que custaria 150 milhões era a consolidação e manutenção da linha para que tivesse segurança no futuro. Mas o investimento de 150 milhões seria mais rentável para a região do que os trezentos e tal da auto-estrada. É que a auto-estrada traz gente mas leva gente da região e a linha apenas traz. Por isso é que digo que é mais uma patacoada do senhor ministro.”
Seguindo o raciocínio do Ministro António Mendonça, o presidente da câmara de Mirandela ironiza e sugere que nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, onde o prejuízo é muito maior, a classe dos veículos a oferecer seja diferente.
“É de rir porque eu então pergunto pelos mil e seiscentos milhões de euros de saldo negativo da Metro do Porto? Será para comprar um camião a cada portuense? E os dois mil milhões do metro de Lisboa, que já davam para um camião TIR a cada lisboeta? Se a questão é posta assim, tem de ser vista em todos os lados em todo o lado e não só em Trás-os-Montes.”
A reacção do autarca de Mirandela às recentes declarações do Ministro das Obras Públicas em relação à Linha do Tua.
Escrito por CIR
Fonte: Radio Brigantia
2 comentários:
Como mero entusiasta de tudo o que diga respeito à ferrovia nacional, quero aqui expressar o meu apoio ao Doutor José Silvano.
É necessário lembrar que a linha do Tua fechou - segundo os nossos governantes - para beneficiação, assim como a do Corgo e a do Tâmega. Malgrado isso, elas não reabriram. Neste caso em concreto, esqueçam a EDP, façam as obras necessárias, escolham horários à feição das populações, que não faltarão passageiros. O comboio serve como meio de transporte bastante eficaz, sem comparação com autocarros ou táxis!
Se eram para acabar com elas (como aconteceu com a do Sabor) pelo menos assumissem e não enganassem o pobre do povo português.
Se fôr preciso, bloqueie-se os acessos rodoviários e então sim, sentir-se-á a falta. Somos um povo pacífico, mas já fizemos uma revolução; se fôr preciso, faremos outra...
Snr.Teixeira da Silva,os meus parabens,pelo comentário.Como antigo chefe de estação e de combóios na Estrela de Èvora,dou uma pequena ajuda ,aos autarcas e povo dessa rejião.Snr.Ministro não compare pela sua saude um combóio com um autocarro!O COMBÒIO é o transporte mais seguro no Mundo!Agora todas as linhas renovadas com travessas de betão o combóio em movimento.a segurança.é máxima.Para transportar 1000 passageiros quantos autocarros são precisos?E motoristas?Um combóio pode transportar mais,com um maquinista.Mas ainda mais,se o combóio for em dupla tracção,com duas locomotivas leva o dobro.Com as linhas renovadas,com travessas de betão,estou convencido que os bilhetes podem ser mais baratos 25%.A C P ou Refer já não tem os custos elevadissimos da conservação da linha,pois as travessas,duram uma eternidade.Como todos sabem as estradas são CEMITÈRIOS DE PORTUGAL.PAZ ÀS SUAS ALMAS.Mauricio Arrais.Abrantes.19/01/2011.
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