sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mensagem do Instituto da Democracia Portuguesa

O Instituto da Democracia Portuguesa saúda a posição assumida a 5 de Fevereiro de 2009 pela Srª Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, ao considerar imprescindível a manutenção da Linha do Tua e inaceitável o plano de alternativas rodoviárias propostas pela EDP.

Ao ganhar a concessão da barragem do Tua, sem concurso, a EDP pagou ao Estado 56 milhões de euros. A EDP já manifestou preferência por uma barragem com cota a 170m, que inundaria 16 quilómetros de linha e quatro apeadeiros. Feita a análise de custos/benefícios, é o melhor negócio para a EDP. Terá que indemnizar menos pessoas e pagará menos ao Estado. Com uma cota de 170 metros, a albufeira teria 31 quilómetros, a capacidade de armazenamento de água seria de 156,2 milhões de metros cúbicos de água, mas a potência instalada acrescentaria apenas 0,7% ao potencial energético nacional.

O bom negócio para a EDP com um investimento de 282 milhões de euros é um mau negócio para a região, e um atentado à mobilidade das populações. É um mau negócio porque a construção de uma barragem por um consórcio nacional não cria emprego na região. É um mau negócio porque destrói uma ligação ferroviária que é uma ferramenta turística com capacidade de projectar na Europa os cinco concelhos do vale do Tua. É um atentado à mobilidade porque prejudica as populações das aldeias ribeirinhas. É um atentado à mobilidade porque priva os transmontanos de uma linha com capacidade de criar uma ligação dorsal do Douro a Puebla de Sanabria.

Apoiando o esforço de cidadania das populações e dos autarcas transmontanos que exigem alternativas de desenvolvimento sustentado para a região, o IDP reitera que esta atitude da Srª Secretária de Estado Ana Paula Vitorino honra quem a toma e merece ser seguida da apresentação de planos de modernização da Linha do Tua.

Lisboa, 6 de Fevereiro de 2009

A Direcção do IDP


Cordialmente

Maria SM
Coordenadora do Gabinete do IDP

Instituto da Democracia Portuguesa
www.democraciaportuguesa.org

Av. Elias Garcia, nº10, 1º Esq.
1000-149 Lisboa
PORTUGAL
Tel: 92 6720181

Sem comentários: