sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que diz a comunicação social - Abr2011

Outras notícias

2 comentários:

mario carvalho disse...

Ainda nem começou e ..

http://www.rba.pt/noticias.php?id=2102


Ambiente


Demissão do Governo atrasa Associação de Desenvolvimento do Vale do Tua


A situação política que vive o país, com a demissão do primeiro-ministro e o Estado a cargo de um Governo de gestão, pode atrasar a operacionalização da Associação de Desenvolvimento do Vale do Tua.

Em causa o protocolo a celebrar com o ICNB para a transferência de parte do Fundo de Gestão Ambiental, que deverá agora ser adiado para depois das eleições de 5 de Junho.

“Para funcionarmos temos de assinar um protocolo para o ICNB transferir os três por cento para agência, se não não temos dinheiro. Não se o Governo agora o faz enquanto está em gestão”, disse à RBA o presidente da autarquia de Mirandela, José Silvano.

Adiada deverá ficar, também, a eleição de um presidente para a associação.

“Nós agora constituímos a associação. Depois temos de fazer eleições quando for para discutirmos os protocolos com o ICNB para a transferência de dinheiro, mas essa situação ainda não foi tratada”, explicou ainda o presidente da Câmara de Mirandela.

mario carvalho disse...

http://www.jornalnorte.com/?p=8170

Passeio no Tua juntou cerca de 80 participantes
– Abril 11, 2011Posted in: Institucionais
A Junta de Freguesia de São Mamede de Ribatua e a Câmara Municipal de Alijó organizaram um passeio pela Linha do Tua, numa das últimas oportunidades para realizar este percurso.
À semelhança de outros locais onde estão a ser construídas e projectadas barragens, designadamente no Sabor, estas duas instituições acharam que seria necessário desenvolver esta actividade de pedestrianismo, com o intuito de levar as pessoas a (re)descobrir a paisagem do Vale do Tua.
Como é sabido, com a construção da barragem de Foz Tua, o vale vai ser parcialmente submerso. Esta foi a forma encontrada pelas entidades locais para levar as pessoas a realizar uma última visita ao vale que sempre conheceram, mas que vai agora encetar uma viragem para um futuro de desenvolvimento regional, nomeadamente com a criação de muitos postos de trabalho, benefícios nos impostos locais (derrama) e o surgimento de uma Agência de Desenvolvimento Regional, que pretende investir no terreno contrapartidas cedidas pela EDP, pela instalação da Barragem na Foz do rio Tua.
No que diz respeito a este passeio, a concentração deu-se às 8.30h da manhã de domingo, junto à ponte rodoviária que liga o distrito de Vila Real ao de Bragança. Ali, os participantes seguiram de autocarro até à aldeia de Castanheiro. Seguiu-se uma caminhada desde a aldeia até à foz do rio Tua. Passámos por estações abandonadas, encerradas com portas de betão, denotando a falta de uso a que a diminuição da população nesta região as votou. Passámos por encostas arrepiantes, vertiginosas e plenas de beleza. Observámos um rio impetuoso que serviu moinhos que já só possuem a carcaça de tempos passados.
No final da caminhada, os participantes eram unânimes e todos diziam que o tempo tinha sido bem empregue na descoberta do vale e no registo na memória de cada um desta jornada.
FONTE: Câmara Municipal Alijó