sábado, 19 de fevereiro de 2011

Audição Pública sobre a Linha do Tua, a propósito da Petição n.º 119/XI


Audição Pública
sobre a Linha do Tua 
28 de Fevereiro (segunda-feira) 
18:00
antigo Infantário do Cachão
Cachão 

Apoiando a petição a favor da manutenção de Trás os Montes e da preservação da linha do Tua

Esta petição foi criada pelo Grupo de Cidadãos com origem em Codeçais, obteve cerca de 5 mil assinaturas e vai ser discutida na ASSEMBLEIA DA REPUBLICA.

Fotografia: Junto à estação de Brunheda, após uma caminhada.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parece que perdrmos para sempre a nossa querida linha tal como nós aconheciamos ,esse lindo rio dos piqueniques de verão e onde se apanhavam belos mexilões de água doce,sem falar dessas margens escarpadas e rudes,fazendo lembrar os rostos sofridos do bondoso povo trasmontano.Nada pode pagar o que se está a perder.

Anónimo disse...

O COMBÒIO È O TRANSPORTE DO FUTURO.È O TRANSPORTE MAIS SEGURO NO MUNDO.Como é possivel no século vinte e um destruirem a LINHA DO TUA,uma obra unica em Portugal?Parem com a barragem,e ponham aeolicos,nas montanhas aproveitando o vento.É a linha mais bonita de PORTUGAL!Os responsáveis,até podem baixar a cota da barragem.Mas a E D P quer a Terra e o Ceu!A mais de vinte anos abandonaram linhas e ramais do Alentejo,o antigo CELEIRO DE PORTUGAL.Já devem ter destruido mais de 500km de linhas no Alentejo e Norte de Portugal!Vejam ao que chegou a Rede Ferroviária,para se ir de Beja,Evora ou Estremoz,para Castelo Branco,ou Espanha,é preciso dar a volta por Lisboa,percorrer mais de 200km!A LINHA DO TUA ,deve ser imediatamente renovada com travessas de betão.A linha nos 16km não pode ser levantada acima do nivel da água?Uma solução construir dois portos fluviais,e mandar construir dois barcos de dois pisos nos estaleiros de Viana.Para os dois percursos da linha construir automotoras e atrelados mais leves,devido á bitola ser de 1m.Recado para o Snr ministro e para quem gosta de viajar de combóio :A bitola das linhas em Portugal,é a seguir á India,a mais segura no Mundo,perto de 98%.Vejam só os erros que tem cometido fecharam todas as linhas do Alentejo,que eram mais rentáveis,do que as da Beira Alta e Beira Baixa,já eletreficadas e renovadas.O pouco que aprendi em vinte e cinco anos como chefe de estação e de combóio nas linhas encerradas no Alentejo e na Estrela de Èvora.Nunca me descarrilou um combóio,ou morreu um passageiro.A vida dum passageiro,não tem preço.Nunca é tarde para ensinar.Mauricio Arrais.Abrantes 19/2/2011.

Tiago disse...

Não se deve desistir nem baixar os braços nem que para isso tenhamos que atar a porcaria da pedra ao pescoço daquele assassino. Não podemos deixar que nos pisem mais, é momento de dizer basta, chega. Olhem para o médio oriente e tomem como exemplo que união faz a força. Eu sou do concelho de Foz Coa e no tempo que era para ser construída a barragem, nos estudantes principalmente, juntamo-nos e fazia mos turnos à noite a vigiar o local da barragem, entre outras formas de luta a barragem não foi feita...Por isso temos que o nos unir nesta luta, por todos os transmontanos e pela Bela região de Trás-os-Montes

Planeta Cultural disse...

Aumentar o ambiente da população é fundamental, enquanto a sua destruição é de todo impensável, no entanto, ainda existem pessoas que vivem apenas pensando no seu umbigo!

Eu, administrador do Planeta Cultural, http://planetacultural.blogs.sapo.pt/ sou totalmente de acordo para que se faça algo para que a Linha do Tua volte a ser aquilo a que se propôs aquando a sua construção, decorria o ano de 1878!

Um abraço a todos aqueles que lutam por esta causa.