segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA

No próximo dia 18 de Setembro irá decorrer em Lisboa uma Vigília em defesa da Linha do Tua. Esta iniciativa, enquadrada na “Semana Europeia da Mobilidade”, visa reafirmar perante o poder central o direito das populações transmontanas à mobilidade e o importante contributo que esta linha férrea, cujo valor patrimonial de excepção é inegável, deu desde a sua inauguração há 123 anos atrás, para essa mesma mobilidade e para o desenvolvimento do Vale do Tua.
Num momento em que pesa sobre a Linha do Tua a ameaça de submersão, é, mais que nunca, fundamental fazer ouvir a voz das populações do Vale do Tua, dos transmontanos, de todos os que têm defendido esta Linha, de todos os que defendem o direito à mobilidade como uma componente essencial do desenvolvimento e da modernidade, de todos os que consideram o caminho-de-ferro como um transporte amigo do ambiente e ainda de todos os que defendem que os valores patrimoniais deste país devem ser preservados e contribuir para o seu desenvolvimento.
Neste sentido, vimos apelar, à entidade que representa, a manifestar o seu apoio público a esta Vigília e a contribuir para a mobilização e concretização desta iniciativa. Para tal, pedimos que façam chegar, via email, a um dos representantes das quatro entidades que estão na origem deste apelo, até à próxima terça-feira, dia 14 de Setembro, a manifestação desse apoio e o envolvimento na sua realização. Na Quinta-Feira, dia 16, serão tornados públicos, os nomes de todas as entidades, chegados por email, e apoios manifestados.
A Vigília terá lugar no Sábado 18 de Setembro, entre as 18 e as 24 horas, no Largo Luís de Camões, em Lisboa (caso não haja nada a impedir, senão será no Rossio). Durante a Vigília haverá diversas animações de carácter cultural.
A Linha do Tua conta com todos.

O Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua
Contacto: Armando Azevedo ou Graciela Nunes - gracielanunes@sapo.pt
TM: 965 622 858

O Movimento de Defesa da Linha do Tua
Contacto: Daniel Conde - daniel.conde13@gmail.com
TM: 916 822 237

A Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua
Contacto: Célia Quintas - celiaquintas@yahoo.com ou Vânia Seixas - vaniacts@gmail.com
TM: 936 600 374

O Partido Ecologista “Os Verdes”
Contacto: Manuela Cunha – manuelacunha.osverdes@gmail.com
TM: 962 815 445

2 comentários:

euroluso disse...

Lá estarei para lembrar ao Zezito e à EDP que o Comboio do Tua é dos trasmontanos!

Anónimo disse...

em http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2010/09/11e.htm
Vinhos do Douro representam Portugal na Feira Internacional de Vinho na Expo Shanghai
Proporcionar oportunidades para o escoamento dos principais produtos estratégicos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro é o principal objectivo de uma acção inédita de promoção que vai decorrer de 17 a 22 de Setembro, na EXPO SHANGHAI 2010, China.
Com um investimento que ronda os 80 mil euros, esta acção de promoção inclui a participação na feira "Cheers, 2010 Shanghai World EXPO International Wine Exposition", a decorrer entre 19 e 21 de Setembro, no Pavilhão dos Temas da EXPO Shanghai, onde o stand de Portugal terá em exclusivo Vinhos do Douro. No total, vão estar em exposição cerca de 30 marcas de vinho e azeite, representando mais de uma dezena de adegas, quintas e produtores.
Durante a cerimónia de abertura da feira, irá ser oferecida ao Presidente da EXPO Shanghai uma garrafa de Vinho do Porto datada de 1949, ano da fundação da República Popular da China. Posteriormente, esta garrafa irá estar em exposição no Pavilhão da China.
À margem deste certame, os autarcas e agentes económicos, que vão acompanhar esta missão na China, terão ainda a oportunidade de reunir com os maiores grupos de distribuição chineses para apresentar a Região de Trás-os-Montes e Alto Douro e seus produtos estratégicos, o que irá permitir potenciar mais contactos comerciais.
Esta acção conta com o envolvimento activo dos Municípios de Mirandela, Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães e de Vila Flor, da Comunidade Intermunicipal do Douro, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Associação de Empresas de Vinho do Porto, da Associação de Produtores Engarrafadores de Vinhos do Douro e da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro .
Fundação EDP apoia promoção de produtos estratégicos na China
Esta iniciativa de promoção regional conta com o apoio da Fundação EDP, tendo sido estabelecido um protocolo de colaboração entre esta instituição e os Municípios da Região do Tua, Adegas, Produtores e Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Este protocolo - que se enquadra na política de Desenvolvimento Regional Sustentável que o Grupo EDP está a implementar nas regiões onde desenvolve projectos para novas Barragens - visa contribuir para o incremento do desenvolvimento socioeconómico da região ao ajudar na divulgação e promoção da sua Produção Vitivinícola e Olivícola.
Tal como noutros momentos a EDP ou a sua Fundação anda a "comprar" aqueles que mais se opunham!!!
No dia 18 de Setembro enquanto decorre em Lisboa uma Vigília em defesa da Linha do Tua, o presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro(Vice-Presidente da Câmara de Mirandela), estará na EXPO SHANGHAI 2010, China.
E esta hien!!!
Afinal o que defende Mirandela? que era quem mais estava contra a barargem do tua. e os seus máximos responsáveis políticos? Ou estão já a vender-se!?