quinta-feira, 16 de abril de 2009

The Tua Railway


Aqui fica uma apresentação em PowerPoint sobre a Linha do Tua. Não é trabalho meu, mas como tem algumas fotografias minhas que ninguém pediu, não me parece mal divulga-la.

Nota: pare ver a apresentação em ecrã completo, basta dar um click no segundo botão a contar da direita na pequena barra que aparece por debaixo das imagens, (icon com um pequeno ecrã).

7 comentários:

JORGE DELFIM disse...

Olá Anibal. Fizeste bem colocar esta apresentação. também tem algumas fotos minhas.
pelo menos podiam ter colocado o nome dos autores das fotografias no final da apresentação.

Cumprimentos

Jorge Delfim

mario carvalho disse...

Caro Anibal

O ultimo slide faz referencia às fontes e ao alinhaetua


Tudo o que for feito pela linha e vale do tua enquanto isso puder influenciar a decisão da sua destruição ou não, penso que é de louvar.

Lamento é atitude de alguns que estão à espera da "desgraça" para depois virem vangloriar-se de terem o ultimo bilhete, ou fotos antigas ou até um filme sobre a linha do tua para passarem nas televisões.. como a desgraça que aconteceu.

Mais uma vez permita-me que o felicite pelo seu trabalho , pela sua coragem e pela sua sensibilidade. Os vindouros lhe agradecerão .
cumprimentos

mario sales de carvalho

mario carvalho disse...

Ao reler verifiquei que podem ter ficado dúvidas

como sabe nem eu, nem ninguém do grupo tem algo a ver com este vídeo

cumprimentos

mario

Caminheiro disse...

Ok Mário
Está esclarecido. A apresentação está completamente dentro do espírito do Blogue e eu estaria interessado em divulgá-la.
Aproveito também para agradecer a publicidade que tem feito a este espaço e que tem trazido bastantes visitantes virtuais e também reais, à Linha do Tua.
Em grupo falamos mais alto.
Um abraço Mário
Um abraço Jorge

Mário R. Gonçalves disse...

Meus caros,

Peço desculpa por não identificar um por um os autores de algumas fotos deste PP, mas pareceu-me que prejuducaria a estética e a legibilidade; por isso citei globalmente no final os SITES de onde foram copiadas. A maioria são minhas, mas a minha reportagem era apenas de dentro para fora, faziam falta vistas da LRV vistas de fora no percurso. A intenção, de qualquer forma, era colocar o PP no slideshare par dar mais visibilidade ao Tua. Penso, de qualquer forma, que há sobejas formas de proteger fotografias contra COPIAR ou GUARDAR, não recorrendo a esses processos elas estão na net como domínio público.

Mário R.

AG disse...

Mario R, estamos completamente em sintonia quanto à defesa da Linha do Tua, no que diz sobre a protecção das fotografias, estou em completo desacordo. Seria uma mina se tudo o que está na Internet fosse do domínio público! Se eu deixar o meu carro na rua sem o fechar à chave, não passa a ser público por isso.
Basta abrir as fotografias no Flickr e verificamos que junto de quase todas (incluindo as minhas) está escrito "© Todos os direitos reservados".
Não faço disso um cavalo de batalha e tenho cedido fotografias minhas quer ao MCLT quer ao COAGRET, sempre que têm sido necessárias e me têm pedido. Agora mesmo acabei de pedir autorização para "copiar" uma reportagem de um grupo de pessoas que fez um percurso na linha e que gostaria muito de colocar aqui (espero que me respondam).
Este assunto preocupa-me visto que tenho uma "vida" muito intensa na Internet e esforço-me por respeitar o trabalho de toda a gente.
Parabéns pelo Blogue "O Livro de Areia". Já há algum tempo que tenho uma ligação para ele aqui na margem à direita.
Cumprimentos.

Mário R. Gonçalves disse...

Agradeço os parabéns, e retribuo evidentemente - sou seguidor do seu! Quanto à cópia de material desprotegido, a questão moral é muito polémica; eu por mim sei que tudo o que coloco online está à livre disposição de quem quiser - por isso não coloco fotos de mim próprio, de minha casa, textos íntimos, etc.. Desidério murcho sintetiza muito bem o que penso sobre o assunto:

"Não é verdade que usar sem pagar o que alguém se esforçou por produzir seja sempre imoral. Depende das circunstâncias. É imoral quando 1) colocamos em risco a viabilidade económica de uma vida dedicada a produzir isso que consumimos ou 2) somos free-riders, isto é, só podemos consumir de borla porque outros pagaram."

Não usei as fotos para outro fim senão aquele que levou à sua criação - defender a linha do Tua; não fiz dinheiro com elas nem prejudiquei financeiramente o autor; referi a fonte pondo a claro que não reivindicava a autoria de todo o material; a mais não me sinto obrigado, mas tenho de renovar o pedido de desculpas por ter irritado alguém que respeito.

Cumprimentos,

Mário R.