quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Onde estão os carris?

Ainda o Estudo de Impacte Ambiental se encontra disponível para consulta pública já algumas entidades decidiram fazer alterações na linha. Na estação de Foz Tua, parte dos carris da via estreita foram arrancados e construído um estradão (de acesso ao café?), sem saída visível.
Seria bom que a REFER e a CP clarificassem as suas posições, sem rodeios. Quanto mais conheço da linha, mais me convenço que são necessárias grandes obras e investimentos, será que há (pelo menos) vontade para as implementar? Não nos enganem...

3 comentários:

J.M.P.O disse...

Voltámos a 1990.

SudEx disse...

A "Noite do Roubo", parte 2 1/2 ?....

J.M.P.O disse...

Não sou "historicista" mas tenho reparado que o procedimento é grosso modo similar ao que já aconteceu no inicio da década de 90.

Primeiro deixar a linha ao abandono, depois mudar os horários de maneira a que as pessoas deixem de viajar. Seguidamente é esperar pelos acidentes (ou provocá-los mas eu não gosto de teorias da conspiração).

Posteriormente, antes de as decisões serem "efectivamente tomadas de acordo com o direito administrativo em vigor" "roubam-se" as infra-estruturas e a seguir diz-se que tem de se acabar sem dar as respostas satisfatórias ou legalmente exigidas.

Acho que esta gente segue a lição dada ironicamente no prólogo das Viagens na Minha Terra de Garrett. Arranjaram uma fórmula para escrever a "novela" e agora repetem-na.

Eu gostava de poder ajudar mais no combate a esta ignomínia para além de mandar umas postas mas não sei o que realmente posso fazer!

Como uma espécie de "Jurista" acho que o processo padece de várias ilegalidades e de alguns problemas relativamente ao mérito da decisão mas o meu conhecimento da causa é muito incipiente.

Achei estranho, por exemplo, que não tivesse sido feita uma audiência efectiva dos interessados, uma vez que esta foi feita numa altura em que toda a gente andava "adormecida" pelas festas de Natal.

Também nunca percebi quais as vantagens que os outros autarcas (principalmente os de Macedo e Bragança) têm com a conivência com esta situação (e com a de 1990).

Estas medidas prejudicam a região e parece que aqueles que foram eleitos para zelar por ela (excepto o Autarca de Mirandela) agem, no mínimo, com negligência.

Parece que essa gente se preocupa mais em arrecadar empreitadas e fazer almoços/convívio/campanha eleitoral durante o mandato junto dos mais idosos do que em defender os interesses que estão obrigados por mandato e por lei a defender.

Sinceramente, sinto-me impotente e gostava de ajudar a acabar com esta palhaçada. Afinal de contas que Estado de Direito é Portugal? Este procedimento cheira-me muito mal!