sábado, 20 de setembro de 2008

Ponte do Vieiro


Esta Ponte de Vieiro está mesmo junto à estação de Abreiro, no 29.º quilómetro. Ainda não percebi porquê, estando a estação na margem esquerda do rio, em território do Vieiro a estação tem o nome de Abreiro (que está na outra margem). Uma justificação, poderá ter a ver com a importância das duas localidades em questão: Vieiro é um lugar, pertencente à freguesia de Freixiel, no concelho de Vila Flor; Abreiro é uma freguesia, já foi sede de concelho e pertence ao concelho de Mirandela.
A ponte é metálica, de um tramo, e tem 50 metros. Possivelmente não é a ponte original. A via passava por detrás da estação actual não o podendo fazer pela ponte tal como ela está hoje. Os carris ainda são visíveis no local.
A via foi alterada e passa hoje entre a estação e o rio. Tratando-se de um lugar amplo, é um dos pontos muito apreciados e fotografados da Linha do Tua. O facto de ali passar um rede viária, numa cota superior com uma excelente vista sobre a estação e a linha, também ajuda na divulgação.

1 comentário:

Anónimo disse...

"A via passava por detrás da estação actual não o podendo fazer pela ponte tal como ela está hoje. Os carris ainda são visíveis no local."
P.S.: Os carris visíveis atras da estação foram colocados no local, quando foi feita a renovação da via entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, para servirem para o "comboio da brita",e pelo mesmo motivo foi cortado o telhado do cais;e logo apos a conclusão da renovação 1992 - O troço entre Mirandela e Bragança é encerrado ao tráfego ferroviário.