sábado, 6 de setembro de 2008

Muitos porquês...

Não pode haver pior final para o acidente que aconteceu na Linha do Tua no dia 22 de Agosto, do que não se descobrir a razão dele ter acontecido.
Muito se tem falado da falta de manutenção da linha, dos parafusos soltos, nas travessas podres, de uma explosão junto às rodas, etc. Muitas destas teorias são "criadas" pela necessidade de haver desenvolvimentos.

Não podemos por em causa as entidades que estão a proceder às investigações. Esperamos que estejam a ser rigorosas e metódicas, recorrendo a especialistas nas áreas necessárias.
Faltam ainda analisar alguns elementos importantes, como o registo da velocidade da composição e a adequação deste tipo de material circulante a uma linha com as características da Linha do Tua.
Também me parece que deva ser analisado o impacto na linha das obras de instalação de fibra óptica entre o Tua e Mirandela. As máquinas abrem uma pequena vala, com cerca de meio metro de profundidade, onde é enterrado o tubo que ira receber os cabos.

As máquinas que fazem a abertura da vala têm as lagartas revestidas a borracha. Esta protecção deteriora-se com a circulação sobre os carris. Encontrei algumas lagartas "perdidas" ao longo da linha.
Coincidência, os trabalhos de colocação da estrutura de suporte da fibra óptica, decorrem um pouco depois do local do acidente (próximo de S. Lourenço). Na zona do acidente estes trabalhos decorreram nos últimos dias de Julho.
Para os que queremos passear durante muitos mais anos na Linha do Tua, é importante que se descubra a razão de mais este estranho acidente.

Sem comentários: