quarta-feira, 16 de julho de 2008

Prometida mais luta pela linha do Tua



Os próximos dois meses vão ser decisivos para o futuro da linha do Tua, numa altura em que vai ser colocado em discussão pública o estudo de impacte ambiental da barragem de Foz Tua. O autarca de Mirandela promete uma luta acesa para o mês de Agosto e acredita que é possível apresentar argumentos suficientemente fortes que evitem o desaparecimento da via ferroviária do Tua. Foi mesmo sob o fantasma do encerramento da linha do Tua que a direcção do Metropolitano Ligeiro de Mirandela e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário/ CGTP- IN assinaram o “acordo de empresa”, o qual vem regulamentar toda a situação laboral dos funcionários do Metro de Mirandela.

José Silvano, presidente do Metropolitano Ligeiro de Mirandela, explica que só agora se deu este passo, por só recentemente existirem funcionários em número suficiente para estabelecer este tipo de acórdos. José Manuel Oliveira, do sindicato, diz que a negociação, que demorou cerca de ano e meio, ficou marcada por avanços e recuos, mas também pelos percalços na linha do Tua e diz acreditar que este acordo é um sinal de empenhamento na manutenção da via ferroviária. José Silvano acredita que nos dois meses em que o estudo de impacte ambiental da futura barragem de Foz Tua vai estar disponível para discussão pública, vão apresentar argumentos válidos que travem a construção da barragem, como já aconteceu com outras situações semelhantes no país. O presidente do Metro de Mirandela fala também na existência de um lobby para manter a linha ferroviária da parte da CP e REFER, pois não se compreende como é que estão a ser investidas centenas de milhares de euros num equipamento que pode ser desactivado. A partir de Agosto e até ao final de Outubro vai ser tomada a decisão final, após a discussão do estudo de impacte ambiental, onde os defensores da linha do Tua esperam conseguir evitar o encerramento da via ferroviária.

Fonte do texto: RBA
Fotografia: Aníbal Gonçalves; perto da Ribeirinha, no dia 13 de Julho de 2008.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro amigo Anibal.
Apraz-me verificar esta tua luta pela linha do Tua. É de respeitar e "gostos são gostos", cada um com o seu, nada a opôr. Apenas pretendo que saibas que nem tudo são as rosas que nos querem fazer engolir.
Fico espantado com a persistente luta do Presidente da Câmara de Mirandela, bem como de alguns pseudo-ecologistas que só aparecem quando as luzes da ribalta se fazem sentir. Tudo isto me revolta.
Quantas vezes em grupo nos deslocáva-mos para a Brunheda ao fim-de-semana para os nossos banhos no rio e merendas partilhadas por todos. Quantas vezes fomos para o apeadeiro do Castanheiro passar fins-de-semana pescar e apanhar lagostins do rio. Quantas vezes descemos este rio desde a Ribeirinha até ao Tua e pernoitámos nO apeadeiro dos Codeçais para ver as Lontras nos seus Viveiros naturais.
Onde está tudo isto. Foi levado pela barragem que a EDP quer construir? Não, tudo isto já se foi há muito. Já se foi desde que a Câmara Municipal de Mirandela se encarregou de durante anos fazer todos os seus despejos de saneamento a juzante do rio. Tudo isto se foi, desde que a Câmara de Mirandela deixou construir uma fábrica de óleos que continua a persistentemente a fazer os despejos da mesma directamente no rio. Tudo isto se foi desde que a Câmara de Mirandela e Vila Flor assumiram a propriedade do Cachão e todos os despejos de um sem número de fábricas ali despejam tudo o que lhes apetece. Tudo isto se foi desde que a Câmara de Mirandela resolveu construir um açude para embelezamento da cidade, mandando para as urtigas o rio, não cumprindo com as quotas de passagem das águas, originando que estas no verão estejam completamente contaminadas.
Tudo isto foi por nós que aqui vivemos sentido durante anos. Entrar no rio é meio caminho para um "bronzear" forçado.
Onde andaram até agora todos estes ecologistas de cidade? Quando estiveram disponíveis para desmascarar estes atentados que ainda hoje persistem?
Falar da linha do Tua é fácil, mas só agora se lembram que a mesma existe. Foram anos e anos de acidentes que ali ocorriam, que o digam as gentes do Castanheiro onde vivi anos. Esta linha nunca trouxe qualquer benefício económico a Carrazeda de Ansiães, e quando se pretendia discutir sobre a mesma e viabilizá-la por forma a que o Concelho pudesse beneficiar da mesma, tudo se calava para gádio dos Senhores da CP que nunca estiveram interessados em investir na dita cuja. Tratou-se de uma "morte lenta" assistida e participada por muitos responsáveis que agora aparecem como defensores de algo que está definitivamente morto e sepultado. Tenho pena, mas mais pena tenho destes pobres de espírito que não passam de aves de rapina sempre prontos a aparecer para ditar opiniões e não para compreender e ajudar estas pobres terras do interior, e quando falo do interior, é o tal interior profundo, desprezado pelos ditos políticos das cidades que apenas aparecem aos fins-de-semana com uns amigos. É preciso sentir e compreender as gentes que aqui vivem. É preciso que estas sejam compensadas pelas terras classificadas ou inundadas e que são fruto de uma exploração turística desenfreada, sem nada deixar aos seus habitantes.
Pelo Concelho de Carrazeda passaram mais turistas que no conjunto do distrito. Pois,....passaram....pelo rio acima.....o que ganhou o Concelho ou os seus habitantes? uma cheia de nada.
És jovem e ainda tens muito para dar e lutar pela tua terra. Mas nunca te esqueças que um dia outros virão e te irão julgar, como tal faço votos para que nas tuas posições assumas sempre o que a tua consciência ditar, mas que também possas contribuir para o desenvolvimento sustentado do Concelho, para que este possa um dia ver os seus filhos fixarem-se na terra em que nasceram e não tenham de continuar a procurar outras paragens para sobreviver.
Por mim, sinto-me bem com o cantar dos passarinhos, e já pouco me incomoda a obseção daqueles que continuam aos berros a exigir uma auto-estrada para Bragança e esqueçem todos os Concelhos do Distrito que nem uma estrada decente têm para se deslocarem. Nada me incomoda que todos esses Senhores que apregoam a interioridade queiram mais uma IP para o Portelo, aliás deviam pedir também uma IC por Montesinho para assim poderem por lá divertirem-se com provas desportivas, ralis, raids etc..., a mim já nada me espanta.
Meu amigo, continua sempre presente e preocupado com esta bonita terra onde espero que um dia voltes para o convívio com a tua família e amigos.
Ricardo